Open Nav Logo Mais Retorno

Balança de Rendimentos

Avalie este post

O que é Balança de Rendimentos?

A balança de rendimentos faz parte da balança corrente. Ou seja, a balança de rendimentos integra a balança corrente junto de outras três balanças, que seriam:

  • Balança de bens;
  • Balança de serviços;
  • Balança de transferências correntes (ou unilaterais).

Na balança de rendimentos podemos achar valores referentes aos rendimentos recebidos por meio de atividades de produção.

Ou seja, estamos falando de rendimentos oriundos do trabalho ou da participação de pessoas em negócios em outro país.

Por exemplo, uma empresa que compra um parque industrial em outro país, pode eventualmente, quando alcançar algum lucro, transferir parte desses rendimentos para sua matriz. Ou seja, esse recurso fará parte do balanço de rendimentos.

Vale destacar que o balanço de rendimentos geralmente é associado ao balanço de serviços também. Sendo assim, o mesmo pode ser denominado de balanço de rendimentos e serviços.

As áreas referentes ao turismo, frete, seguros e transporte são serviços que costumam ser oferecidos a empresas e pessoas de outros países (são serviços que estão vinculados a balança de serviços).

Ou seja, são serviços que podem ser prestados por um país, para outras pessoas de outros países.

Assim, as receitas e eventuais impostos cobrados sobre esses serviços e rendimentos acabam ficando com o país que o está oferecendo.

Por isso esse tipo de rendimento acaba sendo computado também na balança corrente, dentro da balança de rendimentos e serviços.

Ao analisar as balanças de rendimentos e serviços, fica claro a semelhança entre as duas.

Querendo ou não, os serviços prestados de um país para outro, entre diferentes pessoas, acabam gerando a transferência de recursos de uma nação a outra. Dessa forma, esses recursos têm origem em atividades operacionais de produção ou serviço.


Como funciona a Balança de Rendimentos?

Quando uma empresa resolve construir um novo parque industrial fora do seu país de origem, os recursos provenientes dos lucros dessa nova filial, provavelmente vão voltar para a sua matriz em algum momento.

Sendo assim, o envio desses recursos faz parte do balanço de rendimentos. Pessoas que exercem atividades fora do país de origem e recebem rendimentos por isso, também acabam entrando no balanço de rendimentos.

Para conseguir detectar a origem desses recursos e determinar se são valores referentes a rendimentos conquistados fora do país, os governos utilizam a cobrança de impostos ou os dados referentes à contabilidade e declarações das empresas.

Em grande parte, as movimentações financeiras (através de bancos) já mostram a entrada de recursos e poderiam dar indícios sobre a origem dos recursos.

Influência do Balanço de Rendimentos

Os resultados gerados pelo balanço de rendimentos podem nos dizer algumas coisas importantes sobre o país.

Suponha que encontramos um país com um balanço de rendimentos negativo, ou seja, ele tem uma transferência de recursos maior para fora. O que isso pode nos dizer?

O sinal desse balanço, em específico, podem nos mostrar um país que depende do investimento externo. Ou seja, existem países no globo que procuram atrair indústrias e parques de produção de outros países, para conseguir gerar mais riquezas e empregos em suas nações.

Mas, consequentemente, os recursos provenientes das operações não ficam todos no país. Esses rendimentos acabam sendo transferidos para o país de origem da empresa. Fato que acaba o balanço de rendimentos demonstra com clareza.

Então, quando observamos países que possuem a balança de rendimentos positiva, temos em mãos uma situação na qual as pessoas (físicas e jurídicas) possuem operações produtivas no exterior.

Vale lembrar que a cotação da moeda também pode ser um fator influenciador nessas balanças.

Países com impostos mais amigáveis, moedas mais depreciadas e legislação trabalhista menos exigente, podem atrair a atenção dos empreendedores de outros lugares do mundo.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão