Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Balança de Rendimentos

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/04/2019 às 21:22 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Balança de Rendimentos?

A balança de rendimentos faz parte da balança corrente. Ou seja, a balança de rendimentos integra a balança corrente junto de outras três balanças, que seriam:

  • Balança de bens;
  • Balança de serviços;
  • Balança de transferências correntes (ou unilaterais).

Na balança de rendimentos podemos achar valores referentes aos rendimentos recebidos por meio de atividades de produção.

Ou seja, estamos falando de rendimentos oriundos do trabalho ou da participação de pessoas em negócios em outro país.

Por exemplo, uma empresa que compra um parque industrial em outro país, pode eventualmente, quando alcançar algum lucro, transferir parte desses rendimentos para sua matriz. Ou seja, esse recurso fará parte do balanço de rendimentos.

Vale destacar que o balanço de rendimentos geralmente é associado ao balanço de serviços também. Sendo assim, o mesmo pode ser denominado de balanço de rendimentos e serviços.

As áreas referentes ao turismo, frete, seguros e transporte são serviços que costumam ser oferecidos a empresas e pessoas de outros países (são serviços que estão vinculados a balança de serviços).

Ou seja, são serviços que podem ser prestados por um país, para outras pessoas de outros países.

Assim, as receitas e eventuais impostos cobrados sobre esses serviços e rendimentos acabam ficando com o país que o está oferecendo.

Por isso esse tipo de rendimento acaba sendo computado também na balança corrente, dentro da balança de rendimentos e serviços.

Ao analisar as balanças de rendimentos e serviços, fica claro a semelhança entre as duas.

Querendo ou não, os serviços prestados de um país para outro, entre diferentes pessoas, acabam gerando a transferência de recursos de uma nação a outra. Dessa forma, esses recursos têm origem em atividades operacionais de produção ou serviço.

Como funciona a Balança de Rendimentos?

Quando uma empresa resolve construir um novo parque industrial fora do seu país de origem, os recursos provenientes dos lucros dessa nova filial, provavelmente vão voltar para a sua matriz em algum momento.

Sendo assim, o envio desses recursos faz parte do balanço de rendimentos. Pessoas que exercem atividades fora do país de origem e recebem rendimentos por isso, também acabam entrando no balanço de rendimentos.

Para conseguir detectar a origem desses recursos e determinar se são valores referentes a rendimentos conquistados fora do país, os governos utilizam a cobrança de impostos ou os dados referentes à contabilidade e declarações das empresas.

Em grande parte, as movimentações financeiras (através de bancos) já mostram a entrada de recursos e poderiam dar indícios sobre a origem dos recursos.

Influência do Balanço de Rendimentos

Os resultados gerados pelo balanço de rendimentos podem nos dizer algumas coisas importantes sobre o país.

Suponha que encontramos um país com um balanço de rendimentos negativo, ou seja, ele tem uma transferência de recursos maior para fora. O que isso pode nos dizer?

O sinal desse balanço, em específico, podem nos mostrar um país que depende do investimento externo. Ou seja, existem países no globo que procuram atrair indústrias e parques de produção de outros países, para conseguir gerar mais riquezas e empregos em suas nações.

Mas, consequentemente, os recursos provenientes das operações não ficam todos no país. Esses rendimentos acabam sendo transferidos para o país de origem da empresa. Fato que acaba o balanço de rendimentos demonstra com clareza.

Então, quando observamos países que possuem a balança de rendimentos positiva, temos em mãos uma situação na qual as pessoas (físicas e jurídicas) possuem operações produtivas no exterior.

Vale lembrar que a cotação da moeda também pode ser um fator influenciador nessas balanças.

Países com impostos mais amigáveis, moedas mais depreciadas e legislação trabalhista menos exigente, podem atrair a atenção dos empreendedores de outros lugares do mundo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados