Open Nav Logo Mais Retorno

Balança Corrente

O que é Balança Corrente?

A Balança Corrente é uma das contas da contabilidade nacional formada pela soma de outras três balanças, que são:

  • Balança Comercial;
  • Balança de Rendimentos;
  • Balança de Transferências Unilaterais.

Ao levantar a composição dos números que entram na balança corrente podemos ver que ela possui valores referentes a operações de importação e exportação. Ou seja, representa o comércio que o país desenvolve com o resto mundo.

A Balança Corrente é uma das três balanças primárias que faz parte da Balança de Pagamentos, sendo que esse grupo é composto pelas:

  • Balança Corrente;
  • Balança de Capital;
  • Balança Financeira.

Como funciona a Balança Corrente?

Das balanças primárias, a balança corrente é aquela que possui o registro do comércio que o país faz com o mundo.

A balança de bens é aquela que registra as importações e exportações de produtos e mercadorias que o país faz com o mundo.

A balança de serviços, como o nome sugere, registra os serviços prestados para outros países. Nesse segmento podemos pegar atividades econômicas que possuem certa relevância em tal área, como o turismo e a área de transportes.

Bons exemplos disso são os hotéis que recebem turistas do exterior constantemente ou as companhias aéreas que fazem o translado de pessoas dentro e fora do país.

Com relação à balança de rendimentos, ela contém valores referentes aos rendimentos auferidos por estrangeiros que possuem negócios no país ou por residentes que possuem negócios no exterior.

Ou seja, representa a renda oriunda do exterior ou de pessoas residentes no exterior que possuem negócios no país.

Por último temos a balança de transferências unilaterais que conta com os valores referentes a remessas fora do país para o exterior ou do exterior para dentro do país.

Essas transferências não possuem relação direta com a renda de quem as envia.

O que a Balança Corrente pode indicar?

A balança corrente é um dos mais importantes indicadores econômicos de um país. Através do seu resultado é possível verificar se o país em questão possui uma dependência maior do exterior ou não.

Caso a balança corrente seja positiva para o país, é um sinal de que seus ativos estão melhores precificados ou que o país não possui tanta dependência do exterior.

Caso a balança esteja negativa, então o país é que possui uma dependência maior do exterior.

Com o indicador da balança corrente ainda é possível verificar outros aspectos da economia. Por exemplo, quando um país passa por uma forte expansão econômica, tanto as importações quanto as exportações tendem a aumentar.

Porém, caso as exportações não consigam manter um ritmo similar, é comum verificar o crescimento maior das importações.

Uma explicação para esse fenômeno pode estar baseada no consumo interno. Expansões econômicas muitas vezes podem ter origem na expansão de crédito.

Sendo assim, as importações poderiam contar como um facilitador para trazer mais produtos ao país.

Portanto, com o aumento das importações, é natural que a balança comercial fique negativa, demonstrando certa dependência do país com o exterior.

O câmbio também pode ser um potencializador nas importações. Quando um país conta com uma moeda muito forte, os produtos do exterior podem se tornar mais “baratos” e isso também pode ser um forte elemento para o aumento das importações.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão