Open Nav Logo Mais Retorno

B2C

O que é B2C?

B2C é a sigla do termo em inglês business-to-consumer. Traduzido livremente como “empresa-para-consumidor”, ele representa, no universo dos negócios, todas as transações comerciais realizadas entre companhias e consumidores finais.

Nesse caso, as relações de compra e venda se desenvolvem diretamente entre a produtora dos produtos/serviços oferecidos e os seus clientes.

É uma alternativa ao modelo B2B (business-to-business) e conta com ciclos especiais de decisão de compra, recompra e consumo.


Como as transações B2C funcionam?

As transações B2C se caracterizam, principalmente, pelos negócios varejistas.

Neles, os clientes adquirem pequenas quantidades de cada produto, para uso próprio, de familiares ou outras pessoas de seu círculo social.

Embora o volume individual por eles comprado seja menor, quando comparado com o movimentado no comércio entre as empresas, a alta reincidência torna o B2C uma modalidade extremamente lucrativa.

As lojas físicas especializadas, os mercados e as lojas virtuais são, atualmente, os principais locais de oferta e negociação dos produtos.

E é nesse contexto que as indústrias, distribuidoras e revendedoras atuam, como o agente “business” da operação.

Quais são os maiores objetivos das empresas B2C?

No século XXI, entre os maiores objetivos (e também desafios) contraídos por essas empresas estão:

  • A customização do relacionamento entre pessoa jurídica (impessoal) e pessoa física (pessoal);
  • A necessidade de fidelização do cliente;
  • A superação da concorrência global;
  • O controle sobre os canais de venda e entrega;
  • O relacionamento B2B assertivo - já que, no caso de distribuidoras e revendedoras, o produto comercializado precisa antes ser obtido de outras organizações.

Quais são as diferenças entre o comércio B2C e o comércio B2B?

O B2B  também deriva de um termo em inglês, o “business-to-business”, e nada mais representa do que as trocas comerciais realizadas entre duas empresas.

Diferentemente do B2C, ele é focado no mercado atacadista, de grandes volumes e baixa reincidência. O agente comprador adquire os itens ou serviços visando, sobretudo, a manutenção de suas atividades.

Por exemplo:

Quando uma família vai ao supermercado, em busca de arroz e feijão, ela está buscando por produtos para o seu consumo. Provavelmente, eles serão preparados em casa e compartilhados pelos próprios membros. Não há necessidade de comprar 20kg ou 30kg de arroz, mas a compra precisa ser refeita, em média, no prazo de 1 mês.

Já quando uma papelaria entra em contato com uma produtora de cadernos para adquirir mercadoria, a quantidade encomendada é muito maior do que um ou dois cadernos (como aconteceria no caso da pessoa física). Pelo contrário, pode chegar a milhares de itens. A recompra, entretanto, pode demorar a acontecer, pois depende da liquidação do estoque.

Diante desse cenário, as empresas desenvolvem estratégias específicas para lucrar com cada perfil.

No primeiro caso, precisa conquistar um número maior de consumidores para que a soma do ticket médio impulsione o faturamento. Enquanto isso, no segundo, se atenta para grandes transações com menos agentes.

Quais são as vantagens de se investir em empresas focadas no B2C?

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, as atividades varejistas (incluindo produtos e serviços) têm impacto sobre 63,4% do PIB brasileiro de 2018.

Já entre as grandes empresas, o Walmart e a Apple, com o maior faturamento e maior lucro do mundo, respectivamente, focam as suas operações total ou majoritariamente no B2C.

No Brasil, Ipiranga, Atacadão e Claro (ambas no TOP 10 de vendas líquidas) são empresas que seguem o mesmo caminho.

Diante de todo o aporte financeiro efetivo e potencial do mercado B2C, é evidente que ele representa uma excelente oportunidade para o investidor. Com crescimento de 6,8% apenas em 2018, aqueles que se dispõem a estudá-lo e investir de maneira estratégica podem obter grandes lucros.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão