Open Nav Logo Mais Retorno

Planilha para controle de investimentos e finanças pessoais

Por:
20/05/2019

Aqui no Mais Retorno, sempre trazemos informações e ferramentas para que os nossos leitores consigam otimizar cada vez mais os seus investimentos.
E hoje, não será diferente: trago uma planilha completa para acompanhamento e controle de gastos pessoais, no sentido de te auxiliar a abandonar a sensação de não saber para onde está indo o seu dinheiro.

Por isso, continue lendo para conhecer a importância do acompanhamento dos fluxos de entrada e saída de recursos que podem impactar de maneira significativa nos seus objetivos.

Investidor Poupador

Investidor Poupador

Você conhece a importância de acompanhar e ter o controle financeiro dos seus gastos?

Imagine que você, todo mês após pagar as suas despesas, consiga uma sobra para investir cerca de 400,00 reais, mantendo esse patamar pelos próximos 15 anos.

Com o conhecimento que você aprendeu aqui no Mais Retorno, você está alcançando uma rentabilidade bem alta de 1%a.m. Enquanto isso, o seu amigo que te desafiou, investe 800 reais por 15 anos e consegue uma rentabilidade de 0,5%a.m.

No final da aposta, você terá a soma total de 202 mil reais, no tempo em que seu amigo estará com 234 mil reais.

Já que estamos realizando alguns exercícios mentais, agora, vamos imaginar que você já tenha lido esse texto e conseguiu reduzir muito dos seus custos menos importantes, de forma que a partir de hoje começará a investir o mesmo valor que o seu amigo, 800 reais, atingindo a mesma rentabilidade do exemplo anterior. Nesse novo cenário, seu amigo não teria nem chances: você em 15 anos teria acumulado mais de 404 mil reais.

Caso ainda não tenha entendido o que quis dizer até aqui, vale reforçar:

“Mesmo grandes investidores precisam ser bons poupadores.”

É por isso que, nesse texto, você vai aprender a como fazer isso usando a nova e exclusiva planilha de controle de fluxo de caixa e investimentos do Mais Retorno.


Controle de fluxos de saída de recursos

Controle de fluxos de saída de recursos

Conhecer as despesas do seu mês é mais do que necessário para enxergar para onde seu dinheiro está indo e, desta forma, identificar possíveis mudanças nos seus hábitos financeiros.

O controle dos gastos é uma das principais ferramentas nas finanças pessoais e uma ótima forma de observar os custos do dia a dia. O acompanhamento e a disciplina dos gastos dentro da despesas rotineiras permitem mapear os custos supérfluos, reduzindo os vazamentos de recurso e acabando com as dívidas.

Por exemplo: Muitas pessoas possuem planos de celulares com vários pacotes dentro da linha. Embora, com o avanço da internet, não utilizarem metade desses benefícios por consumirem apenas a internet, desperdiçando dinheiro com a contratação dos pacotes completos.

Apresentação da Planilha

Apresentação da planilha

Até alguns anos atrás, os poupadores mais excessivos guardavam e acompanhavam as suas despesas dentro de agendas e anotações, juntando semanalmente vários recibos e comprovantes de compras para depois registrar para onde estava indo cada centavo que saiam dos seus bolsos.

Como o avanço e popularização da internet, diferentes ferramentas foram criadas para auxiliar no controle das finanças, entre elas aplicativos, sites e ferramentas focadas em auxiliar no acompanhamento das despesas pessoais.

O maior problema é que essas ferramentas ficaram cada vez mais complexas e cada vez menos acessíveis para o poupador de primeira viagem, que ainda está dando os seus primeiros passos no mundo do “investidor poupador”.

Planilha de acompanhamento - Mais Retorno

Planilha de acompanhamento

Por demanda de muitos leitores, preparamos uma planilha bastante intuitiva e totalmente gratuita. A planilha possibilita o acesso a diferentes períodos de tempos da sua história financeira, permitindo que você tenha o conhecimento mês a mês dos seus hábitos de gastos.

As informações lançadas na planilha gerarão gráficos de evolução da sua vida financeira, proporcionando um acompanhando mais detalhado do seu percurso.

Veja com mais detalhes a tela principal.

Conhecendo a planilha

Conhecendo a planilha

Fluxo

A categoria Fluxo é a mais importante categoria da planilha. Nela, ficam visíveis os campos de receitas e despesas do mês selecionado.

Mês positivo

Mês negativo

O poupador que consegue manter um fluxo onde o seu saldo final no mês seja positivo, consegue um ótima sobra para investir. Quanto maior o saldo final, maior será a reserva que irá contribuir para a evolução dos investimentos. Um saldo negativo representa um ponto de atenção muito relevante para aquele mês.

Evolução no ano

O gráfico de evolução de ano apresenta o resultado mês a mês da sua planilha. Seu objetivo é demonstrar os meses em que as suas receitas foram superiores ou inferiores aos meses anteriores.

Na evolução do patrimônio, possuímos uma das telas mais legais da planilha. Aqui, conseguimos coletar tanto informações do nosso passado financeiro, como também ter um termômetro das dívidas futuras.

Perceba que a pessoa no exemplo terá problemas financeiros depois do mês de Agosto, já que a suas receitas (em azul) finalizaram, entretanto, as despesas financeiras (em vermelho) continuam no mesmo patamar.

Felizmente, essa pessoa, enquanto ainda tinha uma renda, conseguiu gerar uma reserva financeira (em amarelo) com o passar do tempo.

Divisão de despesas

Na categoria divisão de despesas encontramos a demonstração da distribuição dos seus gastos, mostrando os seus principais custos e também os pontos de maior atenção.

É muito importante ficar atento à evolução deste gráfico. Uma distribuição onde uma das colunas menos importantes esteja superior às demais pode apresentar sérios riscos para o poupador.

Os principais autores do campo das finanças pessoais levantam a importância de evitar que os custos com moradia superem 50% da despesas, por exemplo. Pois em qualquer problema com a fonte de receita, a pessoa não poderá reduzir esse custo de forma rápida.

Preenchendo a planilha

Receitas

Para adicionar uma receita, você precisará clicar sobre a aba “RECEITAS” e adicionar a sua receita dentro daquele mês.

Para adicionar o campo de Receita e construir o seu gráfico

Primeiro, acesse a aba “Receitas” e adicione a descrição daquela receita, a data, a situação e o valor daquela entrada, assim como informado na imagem abaixo.

Exemplo de preenchimento:

Despesas

Para adicionar uma despesa, você precisará clicar sobre a aba “DESPESAS” e adicionar a sua despesa dentro daquele mês.

Acesse a aba “DESPESAS” e adicione a nome daquela despesa, a data, a classe e o valor que foi gasto.

Exemplo de preenchimento:

[BÔNUS] Lista de investimentos

Lista de investimentos

Como o DNA do Mais Retorno é voltado aos investimentos, não poderíamos deixar passar a oportunidade dos nossos leitores realizarem um melhor acompanhamento das suas aplicações financeiras dentro da mesma planilha.

Por isso, além da composição de controle financeiro, também adicionamos uma parte da planilha para acompanhamento e verificação da evolução do patrimônio investido.

Adicionando um investimento

Para adicionar um investimento, vá até a aba “INVESTIMENTOS”.

Preencha o nome do Ativo, a classe daquele investimento, a categoria e o valor aplicado. A planilha ainda não atualiza automaticamente, então, é importante adicionar o último valor que o investimento está.

Recomendamos que seja feita mensalmente.

Evolução dos investimentos

No gráfico de evolução das aplicações mensais, conseguimos observar como está sendo o hábito de realizar novos investimentos com novos recursos.

Para adicionar o valor que você investiu no mês, vá até a aba “TOTAL INVESTIDO NO MÊS”

Total investido no mês

Insira a descrição do novo aporte, a data que você está realizando e o valor aplicado.

Quanto maior for o seu hábito de investir, menor será o tempo para você atingir os seus objetivos.

A importância do acompanhamento e registro dos seus custos é mais do que crucial para obter um resultado exemplar lá na frente. Então, não tenha medo de ser a pessoa que acompanha as suas despesas na ponta do lápis.

O você do futuro irá agradecer muito por todo o esforço.

Agora, depois de entender todo o processo de preenchimento, aproveite e baixe GRATUITAMENTE a sua planilha exclusiva para controle de finanças e investimentos, clicando aqui.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Sobre o autor

  • Matheus Luca
  • Membro assíduo das mais respeitadas ligas de mercado financeiro do país, é entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente podem trazer na vida das pessoas. É especialista em investimentos no Mais Retorno e profissional certificado pela CVM.

Leia também:

Deixe seu comentário aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


2 Comentários