termos

Elon Musk

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/03/2021 às 09:02 - Atualizado 7 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Quem é Elon Musk?

É bastante provável que você já tenha escutado falar no nome de Elon Musk, mas por que ele ficou tão famoso? Quais as suas principais realizações? Vamos responder a perguntas como essas no texto de hoje.

Em primeiro lugar, é importante destacar que Elon Musk é um dos grandes empresários da atualidade. Ele se caracteriza fortemente na área de tecnologia com projetos inovadores e, por que não dizer, muito ousados também.

Apesar de atuar diretamente nos Estados Unidos, ele não nasceu no país norte-americano. Sua origem é de Pretória, cidade da África do Sul. Quando seus pais se separaram, resolveu morar com o pai que era engenheiro e o ajudou a adquirir muitos dos conhecimentos atuais.

Contudo, sua infância tem questões problemáticas que incluem um relacionamento ruim com o pai (o próprio Elon Musk deu diversas entrevistas criticando o seu comportamento), além de bullying na escola.

Qual é a formação de Elon Musk?

O cenário econômico global fez com que Musk tivesse um conclusão básica em sua adolescência: a necessidade de estar nos Estados Unidos para o seu crescimento profissional. Contudo, como sabemos, a entrada é bem restrita na principal economia do planeta.

Assim, a estratégia que ele adotou foi primeiro ir ao Canadá, algo bem mais tranquilo pelo fato de sua mãe possuir cidadania canadense. Por lá, ele fez trabalhos comuns para poder entrar na Universidade da Pensilvânia, seu destino desejado, formando-se em Física e Economia.

Quais as empresas que Elon Musk dirigiu?

Não foi, entretanto, no cenário acadêmico que Musk ganhou o destaque e o prestígio que possui atualmente. Os seus grandes feitos foram realizados como empreendedor, inclusive caracterizado pelos altos riscos que correu em suas decisões.

Tudo começou em um negócio com o seu irmão, batizado de Global Link e que, posteriormente, receberia uma nova nomenclatura: Zip2. O negócio era simples do ponto de vista atual, com uma proposta de ajudar a criar guias de cidades online. Na época, contudo, foi bastante inovador e atraiu altos investimentos. Foi assim que Musk se tornou milionário rapidamente, vendendo esse primeiro negócio.

Na sequência, ele participou rapidamente de outros negócios até chegar ao seu segundo grande empreendimento: o PayPal. Essa é uma ferramenta muito conhecida nos dias atuais e que possui como característica as transações financeiras online.

Os negócios atuais de Elon Musk

Apesar de todo sucesso financeiro e da venda da sua participação no PayPal, que gerou lucros ainda mais consistentes do que havia recebido pela Zip2, ele seguiu sua jornada como empreendedor e investiu praticamente toda sua fortuna em novos projetos.

Atualmente, além de toda trajetória acima resumida, Elon Musk ainda possui projetos de extrema relevância internacional como:

  • Tesla: sua marca mais conhecida, é uma empresa que trabalha com a construção de automóveis e armazenamento de energia. O foco do negócio está no desenvolvimento de veículos elétricos. É uma das marcas mais valiosas do setor nos Estados Unidos.
  • SpaceX: talvez o projeto mais chamativo de Musk, a SpaceX é focada em desenvolvimento de sistemas e meio de transporte aeroespacial. Tem como propósito contribuir com a exploração de novos planetas.
  • Neuralink: por fim, essa companhia oferece uma proposta inovadora que trabalha com o cérebro humano e ferramentas de computador implantáveis. Seu grande objetivo é buscar respostas para doenças humanas. É um projeto mais recente, fundado em 2016.

Veja, portanto, que as empresas de Elon Musk estão muito distantes do trivial no mercado financeiro.  Os projetos, além de possuírem forte carga de inovação tecnológica, possuem um alto teor de contribuição prática para a humanidade. E esse é também um dos fatores que tornaram Musk tão conhecido ao redor do mundo.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre