O que é Social Democracia?

A Social Democracia é um sistema político-econômico que visa reduzir as desigualdades sociais sem abolir o capitalismo.

Ela teve origem no seio do movimento operário surgido na Europa do final do século XIX e, embora tenha se inspirado em ideais marxistas, acabou se transformando em um movimento de centro-esquerda, no âmbito da democracia representativa. 


Quando esse modelo econômico se popularizou?

Também denominada “Socialismo Democrático”, a Social Democracia popularizou-se na Europa após o final da Segunda Guerra Mundial, uma vez que a reconstrução dos territórios destruídos pelos conflitos armados exigiam a participação ativa dos Estados. 

Priorizando o desenvolvimento social por meio de investimentos públicos em serviços na área saúde, segurança e educação, assim como uma política econômica que inclua as populações desassistidas, a Social Democracia conseguiu se diferenciar de outros sistemas mais radicais à época. Incentiva também o sistema representativo e o investimento privado nos mais diversos setores da sociedade.

Países como Suécia, França e Holanda contam com governos que exibem forte tradição social democrata. Nesses territórios, o crescimento econômico é estimulado pelo setor privado, que propicia o aumento da arrecadação de impostos e permite maiores investimentos na área social. 

O pacto Social Democrata defende dois pontos: os operários desistem de socializar os meios de produção e os empresários investem parte do seu lucro na qualidade de vida de toda a população. Esse modelo econômico defende, portanto, a propriedade privada, uma melhor distribuição dos ganhos e o consequente aumento da arrecadação tributária. 

Dito de outro modo, é possível apontar que esse sistema visa (pelo menos na teoria) regulamentar a economia capitalista por meio da realocação de recursos públicos conforme as necessidades da população, focado nos princípios eficiência. Além disso, garante direitos trabalhistas e outros direitos sociais - como acesso à educação, previdência social e saúde aos trabalhadores. 

Com o passar dos anos, o Estado ampliou suas atribuições e o alcance de suas instituições, de modo a ocupar um papel expressivo na gestão da sociedade. 

Qual a diferença entre Social Democracia e Socialismo?

Embora tenha nascido como um movimento operário de raíz socialista, ao longo do processo histórico a Social Democracia passou a divergir dessa corrente.

A principal diferença entre o socialismo marxista e a social democracia reside no fato dessa última ser compatível com o capitalismo,  procurando, no entanto, reduzir seus efeitos negativos por meio do sistema político.

Ela não visa a revolução, mas sim a reforma política promovida por meio de modificações pontuais no sistema capitalista vigente. Já os socialistas acreditam que o capitalismo não possa ser reformado e nem modificado para se tornar um sistema mais inclusivo. 

E no Brasil, quando surgiu a Social Democracia?

No Brasil, a Social Democracia ganhou destaque no últimos anos da ditadura militar. No período de redemocratização, intelectuais inspirados pela social democracia alemã fundaram o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). 

Essa característica difere de outros partidos sociais democratas, que em regra foram fundados por operários. Ao se formarem tais partidos, eles tendem a apresentar um discurso mais radical, que normalmente se reduz a moderado à medida que os membros se elegem e passam a fazer parte do governo. 

Um exemplo dessa mudança pode ser observada no PT (Partido dos Trabalhadores), que, embora tenha surgido como um partido operário, buscou um discurso mais moderado para alcançar um eleitorado mais amplo. Afinal, grande parte dos benefícios sociais produzidos por seus governos foram implementados em parceria com a iniciativa privada.

A principal diferença entre a experiência social democrata brasileira com a que ocorreu nos países europeus é que, enquanto por aqui a questão "social" é quase um sinônimo de ações ligadas s populações mais vulneráveis, na Europa as reformas na legislação e no sistema tributário permitiram uma distribuição mais equitativa e sustentável da riqueza. 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Ceteris Paribus

O que é o Ceteris Paribus? Ceteris Paribus, também conhecido como Coeteris Paribus é um conceito da Economia, que traduzido para o português significa, “todo o…

Veja outros termos