Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Social Democracia

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/08/2020 às 16:25 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Social Democracia?

A Social Democracia é um sistema político-econômico que visa reduzir as desigualdades sociais sem abolir o capitalismo.

Ela teve origem no seio do movimento operário surgido na Europa do final do século XIX e, embora tenha se inspirado em ideais marxistas, acabou se transformando em um movimento de centro-esquerda, no âmbito da democracia representativa. 

Quando esse modelo econômico se popularizou?

Também denominada “Socialismo Democrático”, a Social Democracia popularizou-se na Europa após o final da Segunda Guerra Mundial, uma vez que a reconstrução dos territórios destruídos pelos conflitos armados exigiam a participação ativa dos Estados. 

Priorizando o desenvolvimento social por meio de investimentos públicos em serviços na área saúde, segurança e educação, assim como uma política econômica que inclua as populações desassistidas, a Social Democracia conseguiu se diferenciar de outros sistemas mais radicais à época. Incentiva também o sistema representativo e o investimento privado nos mais diversos setores da sociedade.

Países como Suécia, França e Holanda contam com governos que exibem forte tradição social democrata. Nesses territórios, o crescimento econômico é estimulado pelo setor privado, que propicia o aumento da arrecadação de impostos e permite maiores investimentos na área social. 

O pacto Social Democrata defende dois pontos: os operários desistem de socializar os meios de produção e os empresários investem parte do seu lucro na qualidade de vida de toda a população. Esse modelo econômico defende, portanto, a propriedade privada, uma melhor distribuição dos ganhos e o consequente aumento da arrecadação tributária. 

Dito de outro modo, é possível apontar que esse sistema visa (pelo menos na teoria) regulamentar a economia capitalista por meio da realocação de recursos públicos conforme as necessidades da população, focado nos princípios eficiência. Além disso, garante direitos trabalhistas e outros direitos sociais - como acesso à educação, previdência social e saúde aos trabalhadores. 

Com o passar dos anos, o Estado ampliou suas atribuições e o alcance de suas instituições, de modo a ocupar um papel expressivo na gestão da sociedade. 

Qual a diferença entre Social Democracia e Socialismo?

Embora tenha nascido como um movimento operário de raíz socialista, ao longo do processo histórico a Social Democracia passou a divergir dessa corrente.

A principal diferença entre o socialismo marxista e a social democracia reside no fato dessa última ser compatível com o capitalismo,  procurando, no entanto, reduzir seus efeitos negativos por meio do sistema político.

Ela não visa a revolução, mas sim a reforma política promovida por meio de modificações pontuais no sistema capitalista vigente. Já os socialistas acreditam que o capitalismo não possa ser reformado e nem modificado para se tornar um sistema mais inclusivo. 

E no Brasil, quando surgiu a Social Democracia?

No Brasil, a Social Democracia ganhou destaque no últimos anos da ditadura militar. No período de redemocratização, intelectuais inspirados pela social democracia alemã fundaram o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). 

Essa característica difere de outros partidos sociais democratas, que em regra foram fundados por operários. Ao se formarem tais partidos, eles tendem a apresentar um discurso mais radical, que normalmente se reduz a moderado à medida que os membros se elegem e passam a fazer parte do governo. 

Um exemplo dessa mudança pode ser observada no PT (Partido dos Trabalhadores), que, embora tenha surgido como um partido operário, buscou um discurso mais moderado para alcançar um eleitorado mais amplo. Afinal, grande parte dos benefícios sociais produzidos por seus governos foram implementados em parceria com a iniciativa privada.

A principal diferença entre a experiência social democrata brasileira com a que ocorreu nos países europeus é que, enquanto por aqui a questão "social" é quase um sinônimo de ações ligadas s populações mais vulneráveis, na Europa as reformas na legislação e no sistema tributário permitiram uma distribuição mais equitativa e sustentável da riqueza. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados