Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Short stay (hotéis)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/01/2021 às 18:32 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é short stay?

Short stay é um modelo de locação, geralmente empregado em hotéis, onde há uma locação por um curto período de tempo. Esse prazo pode ser para alguns dias ou semanas, mas não tem por objetivo uma quantidade de dias muito elevada, algo que caracterizaria a hospedagem como algo voltado ao médio prazo.

Há também como característica a oferta da locação pela internet. Esse é um cenário cada vez mais comum em tempos de tecnologia e alta disponibilidade de internet em diversos cantos do planeta. Não é uma regra, mas sim a principal fonte de captação de clientes.

Considerado esse cenário e o dinamismo da sociedade contemporânea, é cada vez mais comum encontrar adeptos do short stay. Os hotéis, por sua vez, oferecem o serviço como forma de atender a demanda. No entanto, existem pontos de cuidado, como veremos ao longo do texto.

Como funciona o short stay?

Não há um grande segredo em relação ao funcionamento do short stay em relação ao que vemos nos modelos tradicionais de locação. No entanto, como já mencionamos, há um formato específico de curta duração, algo que vem trazendo cada vez mais interesse dos usuários que pretendem passar um tempo reduzido em alguma localidade.

Importante dizer que, no short stay, há um perfil diferenciado de usuário. O hóspede não pretende ficar muito tempo no local, caso contrário buscaria por modelos de contrato mais longos em sua hospedagem. Ao mesmo tempo, não chega a ser tão curto (como uma pernoite). É muito utilizado em viagens.

Assim, os sites especializados em locação são muito úteis nesse objetivo. Eles centralizam os principais imóveis disponíveis para hospedagem, facilitando a escolha por parte do usuário que, por sua vez, toda a sua decisão com base em imagens, localização e, em alguns casos, opiniões de hóspedes anteriores.

Por que o short stay vem crescendo?

A modalidade de locação short stay vem sendo cada vez mais utilizada nos anos recentes. Uma das razões é o perfil dos usuários, que vêm aproveitando oportunidades para passeios curtos, mas sem abrir mão de um ambiente confortável e com o qual se identifique.

Não por acaso, os hotéis perceberam o crescimento dessa demanda e se estruturaram para receber esse tipo de hóspede. Os aplicativos de anúncios contribuem muito para esse objetivo, permitindo que a divulgação seja feita de maneira estratégica — algo que inclui o capricho na decoração e na composição visual do ambiente.

Além disso, para as empresas que oferecem o short stay, essa é uma forma de melhorar a sua taxa de ocupação. Vale observar que, sem esses prazos menores em pacotes, talvez o espaço não pudesse ser locado pelo usuário. A troca mais frequente dos hóspedes, portanto, acaba por ser uma oportunidade de melhoria no contexto dos hotéis.

Quais são os riscos do short stay?

A prática de locação de imóvel via short stay também traz alguns riscos na operação. A principal delas é o desconhecimento sobre o locatário do espaço, na medida em que a locação online não exige qualquer tipo de contato físico entre a empresa locadora e o hóspede interessado.

No caso dos hotéis, claro, esse é um problema menor. Os demais hóspedes também possuem uma característica temporária. Contudo, outros tipos de imóveis podem adotar do mesmo processo de short stay. E, se for uma locação feita por pessoa física, o problema pode se intensificar.

Vizinhos, por exemplo, passarão a conviver em áreas sociais com uma pessoa completamente estranha. Além disso, caso esse contratante traga algum problema, a responsabilidade pode vir a ser do proprietário do imóvel. É um inconveniente que pode acontecer e que exige atenção da parte locadora.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados