Open Nav

IGMI-C

O que é o IGMI-C - Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial?

Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial, mais conhecido pela sigla IGMI-C, é o nome dado a um tipo específico de índice de preços elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (o IBRE). Além dele, existem ainda outros importantes índices levantados pela mesma organização, como é o caso do IPA, do IGP e do INCC.

O IGMI-C é de extrema importância porque é o primeiro indicador financeiro nacional quando se trata de medir a rentabilidade dos investimentos do setor imobiliário por aqui, verificando a evolução dos preços de compra, venda e locação da área. Tanto é que um dos principais patrocinadores no seu desenvolvimento é a B3


Como é calculado o IGMI-C - Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial? 

Divulgado a cada trimestre, o IGMI-C tem como base as informações cedidas por um grupo de agentes do setor: investidores institucionais, entidades de classe, consultores, gestores de carteiras imobiliárias e afins. Os imóveis presentes na amostra são divididos entre  setores, como escritórios comerciais, Shopping-Centers, hotéis, estacionamentos, galpões industriais e afins.

A partir desses dados, são criadas três versões do índice divulgados ao mercado, cada uma baseada em uma modalidade de retorno diferente: retorno de renda, retorno do capital e retorno total.

No primeiro caso (retorno de renda), a fórmula utilizada é:

Aqui, ROL é o equivalente à Receita Operacional Líquida, V é o Valor Avaliado do Empreendimento e o I é o conjunto de Investimentos em Reformas e Benfeitorias.

Já no segundo caso (retorno do capital), a fórmula é a seguinte:

Além do que explicamos na primeira fórmula de cálculo, aqui surge um item a mais: o A, ligado às Alienações Parciais ou Totais.

Por fim, se chega ao retorno total a partir da fórmula:

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados