Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Golden Circle

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/11/2020 às 19:05 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Golden Circle?

Golden Circle, ou Círculo Dourado em Português, é uma metodologia que permite que mentes criativas desenvolvam novas ideias, negócios ou estratégias de marketing. Embora seja um método muito simples, é capaz de inspirar pessoas e garantir que uma empresa desempenhe um papel de impacto no mundo. 

O conceito foi criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, que em seu livro "Comece com o Porquê" (Start with Why) explica o motivo pelo qual algumas empresas líderes eram capazes de engajar mais do que outras. Segundo ele, essas organizações e seus líderes pensam e agem de dentro para fora do círculo.

De fato, grandes personalidades como Steve Jobs e Martin Luther King Jr buscavam o porquê das coisas e compreendiam a resposta das duas perguntas, isso permitiu que inspirassem pessoas ao seu redor a também se tornarem notáveis.

Como o Golden Circle oferece um propósito às empresas?

Ao estudar personalidades e empresas líderes como a Apple, Simon Sinek percebeu que todos persistiam em seus objetivos e nunca desistiam, mesmo nos momentos mais difíceis. Também constatou que a inspiração vinha do propósito e não do que se cria.

Quem começa pelo  é capaz de inspirar e empresas que seguem essa máxima se tornam uma referência no mercado, não por que as pessoas precisam dela, mas sim por que se identificam com os seus ideais. 

Comece pelo Porquê (Why)

O porquê é o propósito da empresa, o que a inspira a criar projetos e serviços com os quais seus clientes se identificarão. 

Responder a essa pergunta também garantirá que uma empresa prospere e atraia olhares de novos consumidores — de fato, ao descobrir onde se deseja chegar é possível trilhar qualquer caminho. Esse é um dos pontos fundamentais do Golden Circle.

Como? (How)

É um plano de ação que fará com que a empresa se destaque da concorrência e transforme a sua marca em uma fonte de inspiração para clientes e colaboradores. 

O quê? (What)

É o resultado do seu projeto, ou seja, essa etapa definirá o que a empresa produz e o que venderá aos seus clientes.

Garante que as marcas comuniquem de dentro para fora os motivos pelos quais os clientes devem escolher a sua causa, compartilhar suas ideias e comprar seus produtos. Aqui, o  importante não é o que, mas sim o porquê.

Qual o conceito do Golden Circle?

O que difere os empreendedores inspiradores das pessoas comuns é o fato deles seguirem o Golden Circle de dentro para fora e não de fora para dentro. Isso permite que o líder foque nos seus objetivos e crenças e possa entender rapidamente quais atitudes precisam ser cultivadas para garantir que os seus objetivos sejam alcançados.

Tudo isso torna possível melhorar a comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores de forma mais simples e clara, o que além de inspirar as pessoas e elevar o valor da marca aumentará a identificação entre os clientes e a empresa.

Além disso, os empreendedores que adotam o Golden Circle trabalham com pessoas que cultivam os mesmo valores, o que contribui para que a marca se destaque e se torne ainda mais relevante no mercado. 

De fato, os funcionários pensam nos ganhos financeiros que receberão ao executarem determinada função, no entanto, quando esses colaboradores têm os mesmos valores e convicções da empresa, trabalharão muito mais motivados — o que trará resultados bastante positivos para toda a organização.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados