Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Despesas Híbridas

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/09/2020 às 18:40 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são despesas híbridas?

Despesas híbridas são os gastos operacionais e administrativos de uma empresa. Eles também compõem as demonstrações financeiras de uma organização e já dá para imaginar o quanto é importante acompanhar esses indicadores, certo?

É desejável que todas as despesas venham discriminadas nos relatórios financeiros. Eles servem para ilustrar a realidade de um empreendimento, controlar os custos, evitar conflito de informações e, ainda, orientar decisões futuras.

Inclusive, quando se fala na comercialização de produtos, a gestão financeira também ajuda na avaliação dos estoques, lembrando que falhas no gerenciamento das finanças são as principais causas de falência de negócios no Brasil.

Despesas operacionais, administrativas, comerciais: qual a relação com as despesas híbridas?

Despesas operacionais são os custos que uma empresa têm para poder funcionar normalmente, ou seja, para manter seus processos principais ativos. Geralmente, dividem-se em despesas administrativas, ou seja, atividades meio, e despesas comerciais, que são de despesas de atividades fim.

Explicando melhor: despesas administrativas dizem respeito às quantias gastas por uma empresa e que não são ligadas à sua atividade produtiva principal, como, por exemplo, o pagamento de colaboradores da área contábil, a verba para a compra de produtos de limpeza etc. São gastos que, independente do ramo da empresa, podem ocorrer.

Já as despesas comerciais são realmente ligadas às vendas e às atividades dos colaboradores, como os investimentos em marketing e em prospecção,

Contudo, na vida real, esses custos não funcionam dessa maneira tão didática. As categorias se confundem e isso gera o que chamamos de despesas híbridas, de caráter operacional e também administrativo. Vamos a um exemplo?

Imagine que uma empresa contrata uma equipe de profissionais consultores em ergonomia. Se o contrato cobre a consultoria tanto dos setores administrativos, quanto a do “chão de fábrica”, essa despesa passa a se encaixar nas duas classificações.

Há outros tipos de despesas?

As despesas também podem ser fixas ou variáveis. As fixas são mais fáceis de prever e não dependem da quantidade de produtos criados ou serviços prestados. Gastos com mobiliário, aluguel de espaços e o salário dos funcionários são alguns exemplos clássicos.

Despesas variáveis, por sua vez, dependem da quantidade de produtos ou serviços comercializados. Aliás, é baseando nessa diluição de uma despesa geral que se conceituou a chamada economia de escala. Essa proposta preconiza que os gastos sejam diluídos ao longo das unidades, aumentando os rendimentos através da padronização.

Contudo, é preciso ser cuidadoso com a escalabilidade. Por mais que pareça, e muitas vezes seja, econômico, a sua solução precisa ter mercado consumidor o suficiente. Do contrário, o produto ficará preso no estoque ou o serviço chegará ao ponto de não ter mais cliente algum.

Como diminuir as despesas?

As formas mais seguras de economizar nas despesas são:

Gestão estratégica de dívidas

Renegocie débitos, liquide, faça o possível para atenuar as dívidas e realizá-las apenas de modo estratégico. Lembre-se também de que o governo, eventualmente, cria programa de auxílios a empreendedores.

Encontre novos fornecedores

Escolha os fornecedores a dedo: de vez em quando aparecem novos no mercado, então não deixe de buscá-los. Entre em contato com o fabricante, peça recomendações e expresse o desejo de conhecer fornecedores com um melhor custo-benefício.

Contrate gestores competentes

Escrituração contábil e amparação legal obtidas por gestão de despesas híbridas e operacionais também ajudam na redução dos gastos, além da transparência financeira e eliminação de custos supérfluos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados