O que é dealer?

Dealer é o nome dado no Brasil às instituições financeiras, sejam elas bancos ou corretoras, que exercem o papel de intermediários do Banco Central no mercado aberto. Por isso, essas organizações também são chamadas de dealers de mercado aberto.

A principal função de um dealer é a regulação da liquidez no mercado financeiro. Eles operam a partir da expansão ou contração da disponibilidade de dinheiro em circulação.

Os dealers também são as instituições credenciadas pelo Bacen a participar de leilões informais de títulos públicos. Ao mesmo tempo, eles contraem a obrigação de informar às demais instituições sobre a ocorrência do leilão.

No mercado financeiro americano, as regras para credenciamento e operação de dealers são consideravelmente menos rígidas.

Para se ter uma ideia, o dealer pode ser tanto uma pessoa física ou firma de negociação de valores mobiliários. Esses agentes podem atuar tanto na representação dos próprios interesses, quanto no de outras firmas e companhias.


Quais são os pré-requisitos para credenciamento das instituições?

O ato normativo nº 28, de fevereiro de 2013, expedido pelo Banco Central, é o que estabelece as regras para a seleção das organizações aptas a operarem como dealers. Atualmente, há uma reserva de vagas que obedece a seguinte disposição:

Em se tratando de pré-requisitos para o credenciamento, o mesmo ato estabelece as seguintes regras:

Como funciona a avaliação de desempenho para o credenciamento?

Passando a uma avaliação para o credenciamento propriamente dito, há de se destacar um ponto que é o seguinte. Temos tanto a figura da instituição credenciada, quanto da candidata, espécie de aspirante a credenciada, mas que já está apta a realizar algumas operações. Em termos práticos, a distinção entre elas é a seguinte:

Quanto aos critérios para o credenciamento das instituições, eles são os seguintes:

Cada um desses critérios tem um score próprio, sendo que o volume de operações é o que confere maior pontuação. Por esse arranjo de avaliação, quem acaba por se tornar dealer são os grandes bancos do país, além, claro, das duas corretoras que entram pela reserva de vagas.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Direitos de Subscrição

Os Direitos de Subscrição são um benefício concedido aos acionistas de empresas e cotistas de fundos imobiliários. Entenda como eles funcionam.

Veja outros termos