Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

David Ricardo: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/02/2022 às 17:52 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O inglês David Ricardo ficou conhecido por conta de suas notórias teorias acerca da economia, como a teoria do trabalho de valor, da vantagem comparativa e da renda de terras (ou teoria dos aluguéis).

Ele também ficou conhecido pela publicação de inúmeros estudos, entre eles o Principles of Political Economy and Taxation (Princípios da Economia Política e Tributação), de 1817. A obra reúne as suas principais ideias, desenvolvidas ao longo de seus 45 anos de vida à época.

Como foi a vida de David Ricardo?

Nascido em 1772 em Londres, no Reino Unido, David Ricardo tinha outros 16 irmãos e trabalhou desde os 14 anos no mercado de ações com o pai, um judeu holandês que ganhou muito dinheiro na bolsa de valores.

Apesar da experiência junto com o pai, este rompeu com ele aos 21 anos por conta deste ter se casado com uma pessoa fora da religião da família. Ricardo acabou se convertendo ao protestantismo.

Mesmo afastado da família, ele deu continuidade aos investimentos na bolsa de valores e começou a ganhar notoriedade no mercado. Aos 41 anos, ele conseguiu se aposentar depois de ter tido sucesso negociando títulos com o governo e também por ganhar com especulações sobre a Batalha de Waterloo, em 1815.

Quais foram as principais teorias desenvolvidas por David Ricardo?

Depois de ter se aposentado, David Ricardo comprou um assento no parlamento britânico por 4 mil libras esterlinas. A partir de então, ele passou a se dedicar aos estudos de literatura, matemática, química e geologia.

Inspirado pelo filósofo e economista escocês Adam Smith, David Ricardo também começou a estudar aspectos da economia monetária.

David Ricardo criou diversas teorias relevantes e que ainda influenciam o mundo econômico. Entre as principais delas estão:

Teoria do valor-trabalho

O economista argumentava que o valor de determinado bem poderia ser medido a partir do trabalho necessário para que ele fosse produzido. Assim, dizia que o custo não deveria se basear apenas na compensação da mão de obra, mas todo o custo envolvido no processo produtivo. Essa teoria seria, mais tarde, um dos fundamentos do marxismo.

Teoria da vantagem comparativa

Nesta teoria, David Ricardo sugeria que os países poderiam se especializar na produção dos bens em que tivesse um custo de oportunidade menor para produzi-lo. A ideia de Ricardo se associava ao conjunto de benefícios do livre comércio e ao prejuízo de políticas protecionistas.

Teoria da renda da terra

Trata do benefício que os proprietários poderiam ter a partir do aluguel de terras. O valor deveria ser maior em terras já cultivadas em detrimento das áreas menos férteis. Mais tarde, esse conceito foi aplicado à economia política para definir a valorização ou desvalorização dos aluguéis de imóveis e áreas. O preço poderia ser influenciado com base na execução e influência de políticas públicas.

Equivalência Ricardiana

Essa teoria aborda que, se um governo escolhe entre impostos ou déficit para financiar suas despesas, os resultados serão praticamente os mesmos.

Quais foram as principais publicações de David Ricardo?

O primeiro trabalho de David Ricardo foi The High Price of Bullion, a Proof of the Depreciation of Bank Notes (O Alto Preço do Ouro, Uma Prova da Depreciação das Notas Bancárias), de 1810. Nele, o economista sugere que limitar a emissão de moeda seria uma saída para conter o aumento da inflação.

Mais tarde, quando já estava aposentado, Ricardo publicou sua obra mais conhecida, Principles of Political Economy and Taxation, em que relata suas principais ideias sobre economia. Elas contribuíram para a reputação do economista no Parlamento, embora ainda não tivesse o apoio da maioria na Câmara sobre seus estudos.

David Ricardo se destacou por exigir o rigor científico nos estudos sobre economia e por suas contribuições ao sistema de produção. Ele faleceu em 1823, em Gloucestershire, na Inglaterra.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados