Open Nav Logo Mais Retorno

Circuit-Break

O que é Circuit-Break?

Quando um índice apresenta uma desvalorização elevada, acima de 10% em um único dia, o ocorre no mercado o chamado Circuit-Break.

O Circuit-Break é um termo importado da área elétrica para o mundo dos investimentos. Circuitos eletrônicos possuem um sistema denominado de Circuit-Break.

Esse tal Circuit-Break serve para proteger um sistema elétrico de eventuais “quebras” no circuito. Esses problemas podem ocorrer através de descargas elétricas e afins.

A mesma coisa acontece na bolsa de valores. O Ibovespa já foi salvo mais de uma vez por Circuit-Breaks!

Na tentativa de frear o impulso de venda do mercado e, ao mesmo tempo, dar tempo aos investidores para tentar compreender o que estava ocorrendo, o Circuit-Break foi colocado em prática.

Querendo ou não, o Circuit-Break da bolsa de valores tem o mesmo princípio do utilizado na área eletrônica, ou seja, o sentido de proteger a todos os interessados.


Como funciona Circuit-Break

Em 2017, a bolsa de valores sofreu bastante com algumas notícias referentes às operações anticorrupção. Sendo que algumas empresas acabaram registrando grandes perdas.

Tal desvalorização acabou afetando o índice como um todo, sendo que o Circuit-Break foi colocado em ação.

Em um momento assim, a própria bolsa de valores faz uma análise da situação e determina a quantidade de tempo que será necessário ficar “fora do ar”.

Por exemplo: Se houver uma queda similar ou superior aos 10% do Ibovespa (em comparação com o nível do último pregão) a bolsa pode ser suspensa por até 30 minutos.

Se a desvalorização persistir, alcançando níveis superiores aos 15%, então a bolsa pode ficar suspensa em até 1 hora.

Se mesmo assim a desvalorização continuar, então a própria bolsa de valores vai definir até quando suas operações ficarão suspensas.

Tudo isso serve para dar mais segurança e transparências às negociações na bolsa de valores.

Para que serve o Circuit-Break

O mercado muitas vezes pode ser demasiadamente volátil. Por se tratar de algo que não podemos controlar e que pode ser facilmente influenciado, a bolsa de valores precisa contar com sistema que possam frear movimentos de venda.

O Circuit-Break serve para isso!

Se existe uma movimentação muito alta de alguns ativos, desvalorizando os mesmos e derrubando o índice como um todo, então é preciso parar o pregão e analisar o que está ocorrendo.

Muitos investidores antes de começarem a analisar suas ações vão procurar o índice para determinar se a bolsa está em alta ou não.

Ao se deparar com uma situação de “queda livre” os investidores podem acabar entrando em “pânico” e, consequentemente, podem acabar alimentando ainda mais a movimentação de venda.

Ou seja, o próprio índice pode alimentar o impulso por venda. Querendo ou não, o Circuit-Break pode salvar investidores de cometerem um grave erro.

Porque Circuit-Break

Como já foi destacando nos parágrafos anteriores, o Circuit-Break serve para evitar a venda excessiva de ativos referentes a uma determinada bolsa.

Notícias podem influenciar muito na movimentação de investidores com relação a uma empresa ou um ativo em específico.

Dependendo da participação desse ativo no índice, a queda da ação pode influenciar muito no desempenho do índice como um todo.

Então, ao identificar que existe alguma anomalia no sistema, o Circuit-Break é acionado interrompendo o ciclo de desespero.

Desse modo todos os negócios são suspensos e os participantes do mercado podem averiguar o que está acontecendo.

O encerramento de operações na bolsa pode até parecer algo “ruim” como uma intervenção forçada nas negociações. No entanto, sem essa intromissão muitos investidores podem acabar vendendo suas posições sem pensar direito, apenas porque o índice está tendo um desempenho ruim em um dia.

Mesmo que o índice esteja apresentando uma queda de 10% durante um dia, ainda assim não é motivo para um investidor vender seus ativos sem antes pensar friamente.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão