Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Churn Rate

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/04/2019 às 22:30 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o churn rate?

O churn rate é o nome dado à taxa de cancelamento obtido em uma base de clientes, especialmente registrada em negócios com recompra fixa. Esse é o caso, por exemplo, dos serviços de assinatura como Netflix, Spotify e afins, onde a permanência do consumidor é definida pela sua decisão expressa de abandonar ou não o serviço a cada renovação.

O churn rate é uma medida de gestão estratégica, que visa avaliar a sua capacidade de fidelização do consumidor.

Considerando que, conforme estudos indicam, captar um novo cliente custa cerca de 5 vezes mais para as empresas do que manter um antigo, diminuir o churn rate é também uma medida de cunho financeiro.

Entre as ferramentas utilizadas para o acompanhamento contínuo do churn rate, a adoção de um eficiente Customer Relationship Management (o CRM, uma estratégia de negócio que, através de sistemas integrados, mensura as atividades relacionadas ao marketing, vendas e atendimentos ao cliente) não é só importante, como essencial para o processo.

Como funciona o churn rate?

Em ciclos de consumo tradicionais, o cliente vai ao ponto de venda em busca de um bem do qual necessita, pagando por ele e indo embora em seguida.

No entanto, sob o ponto de vista empresarial, o desafio contínuo é garantir que esse cliente retorne e continue a consumir os seus produtos, seja servindo à mesma demanda, seja solucionando desejos adjacentes.

Quanto mais tempo uma pessoa permanece na base de clientes da companhia, maiores são as possibilidades da empresa desenvolver um relacionamento comercial que garanta um fluxo de vendas permanente.

Todas as vezes que ela deixa a relação de consumo estabelecida, está obrigando o comércio a buscar por um novo consumidor. E como você já sabe, essa é uma missão cara.

Sabendo disso, os gestores se debruçam sobre esse fluxo de captação e abandono, de modo a entender o que leva um cliente a deixar de comprar o seu produto (por vezes, cedendo à concorrência). Dessa forma, eles podem criar táticas que o mantenham na empresa, por vezes se aprofundando em suas exigências e necessidades e trabalhando na fidelização.

O churn rate é, portanto, uma ferramenta para mensurar a capacidade de um negócio fidelizar a sua clientela, apontando a eficácia do plano estratégico adotado até então.

Como o churn rate é calculado?

O cálculo de churn rate é realizado a partir da seguinte fórmula:

  • Churn Rate = Cc ÷ Cm × 100

Onde:

  • Cc representa o número de clientes que cancelaram o serviço, o contrato ou o ciclo de recompra no último período;
  • Cm representa o número de clientes que se tinha no início do período em questão.

Multiplicar o resultado por 100 garante que se chegue ao percentual final, que é a forma como o churn rate é expressado.

Isso significa que, se você possui uma companhia que vende marmitas a outras organizações e começa o mês com 10 contratantes, tendo 3 cancelamentos ao longo do mês, o seu churn rate é de:

  • Churn Rate = 3 ÷ 10 × 100 = 30%

Definir se esses 30% representam uma boa taxa de churn rate não é, no entanto, uma competência matemática. É necessário analisar as médias do setor e as metas estabelecidas para a sua própria base de clientes.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados