Open Nav Logo Mais Retorno

Banco de Investimento

O que é Banco de Investimento?

Banco de Investimentos é o nome dado à instituição financeira cujo foco principal de seus serviços é atender investidores, fornecendo soluções especializadas para esse grupo.

Diferentemente dos bancos comuns (conhecidos formalmente como bancos comerciais), os bancos de investimento não oferecem conta-corrente ou conta-poupança aos seus clientes, nem outros produtos adjacentes (cartão de crédito ou débito, saque em caixa eletrônico e afins).

O seu lucro vem da intermediação de operações, assessoria financeira e administração de capital. Na prática, isso significa comprar e vender títulos de crédito e de propriedade (além de emiti-los, no caso de títulos bancários), coordenar o patrimônio de terceiros e prestar consultoria individual a clientes especiais, entre outras atividades.

Ainda que seus serviços centrais sejam tão particulares, bancos de investimentos e bancos comerciais não necessariamente estão em lados opostos ou separados no mercado bancário. Isso porque existe um outro modelo de banco, o de banco múltiplo, que pode mesclá-los em um único “pacote de serviços”.


Como os Banco de Investimentos surgiram?

A origem dos bancos modernos data de 1406. Do Banco di San Giorgio (conhecido como o pioneiro entre as instituições financeiras) até o banco de investimentos regulamentado no Brasil, passaram-se mais de 550 anos.

Isso não significa que o surgimento de organizações do tipo, dispostas a auxiliar especificamente os investimentos, seja tão recente. Na verdade, a sua regulamentação é que é tardia.

Apenas após os acontecimentos de Grande Depressão de 1929, os órgãos de controle estadunidenses voltaram-se para a categorização dos bancos, como uma das medidas de reorganização econômica.

Para tanto, foram criadas denominações específicas (commercial bank, investiment bank etc.) e delimitada a extensão de produtos financeiros oferecidos por cada um deles. Antes disso, um mesmo banco podia oferecer “de tudo um pouco”.

Seguindo a onda regulatória em um ritmo bem mais lento, o Brasil só adotou a mesma postura na década de 1960.

Como funciona o Banco de Investimentos?

A partir das regulamentações, ficou-se definido que seriam funções dos bancos de investimento:

  • A compra e venda de títulos de crédito - títulos públicos, letras de crédito e afins;
  • A compra e venda de títulos de propriedade - ou seja, a realização de operações no mercado de ações;
  • A administração de cotas dos fundos de investimentos;
  • A emissão de títulos bancários - Certificados de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • A emissão de debêntures;
  • Gestão de capital de terceiros - inclusive na modalidade conhecida como wealth management, ligada à gestão patrimonial de grandes fortunas.

Qual é diferença entre Banco de Investimentos, Banco Comercial e Banco Múltiplo?

Como você aprendeu no decorrer deste artigo, bancos podem ter diversas configurações. Enquanto o banco comercial é aquele no qual você não somente recebe o seu salário, como também acompanha os seus gastos no cartão de crédito, paga contas e faz transferências para amigos e parentes, o banco de investimentos está restrito às suas operações como investidor.

A forma como esses dois lucram é diferente também. O primeiro lucra principalmente, dentro da sua atividade-fim, com o que se conhece como spread bancário, que é a diferença entre o valor captado e o valor emprestado a clientes.

Já o segundo tira proveito de taxas cobradas sobre operações, semelhante ao que fazem as corretoras com suas taxas de administração e corretagem.

Uma das formas de tirar proveito de ambos os modelos, então, é criando bancos múltiplos. A eles é concedida a permissão para atuar como banco comercial ou banco de investimentos, mesclando com outras configurações (banco de crédito imobiliário, banco de financiamento etc.).

Ou seja, o modelo final pode ser:

Banco comercial + Banco de investimentos, de crédito imobiliário…

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados