Última modificação em 11 de dezembro de 2019

O que é Back Office?

Em boa parte dos negócios, existe o departamento que atua diretamente com o cliente, enquanto outros, mais administrativos, cuidam da estrutura da empresa. Estes setores que ficam na retaguarda da atividade principal é chamada de Back Office.

Assim como as vendas de produtos e serviços são importantes, as tarefas do Back Office também influenciam nos resultados de um negócio. Através dele, a empresa busca otimizar a operação, minimizar riscos e garantir a satisfação do cliente final, mesmo que não tenha o contato direto com ele ou gere receita.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Para que serve o Back Office?

A tradução para o termo “Back Office” seria retaguarda, o que explica a função destes setores para o front office. Já o uso dele está relacionado à disposição inicial das equipes nas empresas.

Na parte da frente (Front Office), ficavam os funcionários em contato direto com os clientes. Já a parte de trás (Back Office), era destinada a quem trabalhava na parte operacional, para garantir o melhor resultado para o Front Office.

Os setores que fazem parte do Back Office são os que atuam na parte administrativa e de suporte, mas generalizada como “operações”. Assim, os setores que costumam fazer parte dele são:

O diálogo entre estes setores com o Front Office são essenciais para que a empresa trabalhe em alinhamento.

Back Office no mercado financeiro

Empresas de serviços financeiros podem dividir seus setores em três partes:

Como funciona o Back Office?

Na prática, a principal função destes departamentos não é de gerar receita para o negócio. Entretanto, ele pode influenciar positiva ou negativamente nas finanças da empresa. Uma loja de varejo que não tenha controle sobre o estoque, por exemplo, pode perder vendas por falta do produto ou vender algo que não tem, o que pode gerar até problemas jurídicos.

Por outro lado, o Back Office pode otimizar algumas funções que minimizem os custos. Há companhias que oferecem bonificação para as equipes destes setores quando há redução de gastos. Para uma empresa de menor porte, ele representa os profissionais que cuidam destes serviços indiretos.

Trabalhar no Back Office traz a visão ampla de toda a operacionalização da empresa e serve de preparo para atuar no front office. No mercado financeiro, é esta parte que cuida do processamento das transações e liquidações, regulação de crédito ou risco e demais operações, seja em renda fixa, renda variável ou fundos de investimento.

Trabalhar como Back Office no mercado financeiro

O sonho dos recém-formados em alguma graduação nas áreas de administração, economia ou finanças é de ir diretamente para o Front Office. No entanto, é no Back Office que muitos estudantes conseguem seu primeiro estágio ou ser trainee em um banco ou corretora de valores.

Além da graduação, é preciso ter alguma certificação que comprove o conhecimento no mercado financeiro, conforme determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e regulação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Keynes

Quem foi John Maynard Keynes John Maynard Keynes foi apontado pela revista norte-americana Time como uma das personalidades mais importantes do século passado. Economista fundador da…

Veja outros termos