Open Nav

Atuária

O que é Atuária?

Atuária ou ciências atuariais é a área profissional que, basicamente, analisa e mensura riscos. A atuária compreende ramos como o de contabilidade e estatística, com ênfase no cálculo de seguros.

Hoje em dia, outras áreas sob abrangência da atuária estão a previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. O profissional que trabalha em atuária precisa ter conhecimento multidisciplinar, já que precisa investigar diversos fatores que influenciam os riscos e a expectativa de ganhos.


Como a atuária começou?

O conceito de ter uma garantia ante determinado risco é bem antiga. De acordo com o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), durante o Império Romano já havia registros de documentos que analisavam o índice de nascimentos e mortes.

No século 17, instituições mercantis na Inglaterra e na Holanda pagavam pensões vitalícias às famílias de segurados que pagavam uma quantia única pelo benefício. No entanto, não havia estudo científico sobre a expectativa de vida ou o valor a ser pago para garantir por esse seguro, o que resultou em prejuízos às empresas.

A partir dos estudos de probabilidade e longevidade humana, surgiram os primeiros traços da chamada matemática atuarial. Entre os séculos 18 e 20, diversas tábuas de mortalidade foram elaboradas. Somente em 1895 foi realizado o 1º Congresso Internacional de Atuária em Bruxelas, capital da Bélgica, e que acontece até hoje a cada 3 ou 4 anos, porém em países diferentes.

Para que serve a atuária hoje?

A partir das interpretações dos dados com o índice de natalidade e mortalidade, o segmento de pensões e seguros ampliou a análise de risco para outras variáveis. A atuária é dividida em dois ramos:

  • Vida: está relacionado a áreas de longo prazo, que envolve seguros de vida e saúde, aposentadoria e pensões;
  • Não-vida: trata de ações de curto prazo, como seguro de veículos e de responsabilidade civil.

Carreira em atuária

Quem pretende trabalhar profissionalmente na área, há cursos de graduação em atuária ou ciências atuariais. No dia a dia, o atuário poderá trabalhar na elaboração de projetos, pesquisas de planos de fundos de investimento, bem como a administração de riscos, cálculo de probabilidades e fiscalização da previdência pública, privada e de seguros.

De acordo com o IBA, a atuação do profissional em atuária acontece em três setores da economia:

  • Seguros: fiscalização do trabalho técnico, no cálculo de probabilidades, prêmios e indenizações;
  • Previdência: seja na previdência pública ou privada, ele atua no cálculo dos fundos a serem criados para as coberturas, cria relatórios de avaliação de alcance da previdência e mensura os riscos;
  • Capitalização e investimentos: se dedica à pesquisa de fundos de investimento, elaboração de planos e políticas, avaliação de riscos, aconselhamento e consultoria.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados