Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Arbitrage pricing theory (APT)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/01/2021 às 15:37 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Arbitrage Princing Theory (APT)?

A Arbitrage Pricing Theory (APT) é uma teoria desenvolvida para o mercado financeiro a qual consiste em um novo formato para precificação dos ativos dentro de uma nova abordagem.

Podemos dizer que ela surgiu como forma de dar aos investidores uma nova ferramenta de precificação em relação ao CAPM (Capital Asset Princing Model), método esse que busca avaliar a taxa de retorno de um ativo com base no risco oferecido.

Embora extremamente popular, o CAPM traz algumas limitações importantes que geram questionamentos sobre a sua eficácia. Assim, é natural que economistas busquem alternativas, algo que acabou por desenvolver a Arbitrage Pricing Theory.

Como funciona a APT?

Arbitrage Pricing Theory defende a ideia de que os retornos oferecidos pelos ativos pode ser analisada com diversas variáveis econômicas, mas dá maior foco ao risco sistêmico, isto é, aquele que afeta todo setor. Ela foi elaborada por Stephen Ross.

Um ponto importante da APT é que a teoria assume que pode existir um erro de precificação por parte do mercado. É justamente o oposto do que se vê na metodologia CAPM, onde parte-se do pressuposto de que os mercados são totalmente eficientes na sua precificação.

Essa é, aliás, uma das principais críticas geradas ao modelo CAPM. Sabemos que o preço dos ativos é composto, basicamente, pela negociação entre os investidores e o momento econômico, sendo estes amplamente influenciados pelas questões emocionais.

Em resumo, portanto, a Arbitrage Pricing Theory  busca encontrar essas distorções do mercado, as quais podem significar uma excelente oportunidade de investimento em razão do erro de precificação por parte dos investidores.

Quais são as vantagens da Arbitrage Princing Theory (APT)?

Em função desse detalhe de metodologia, podemos dizer que a APT oferece algumas vantagens aos seus investidores quando aplicada da maneira correta. É o caso, por exemplo, de ter um embasamento mais real, em que não há a premissa de que os mercados se ajustam perfeitamente.

Outro ponto importante, com base nesta primeira vantagem, é que a Arbitrage Princing Theory  permite que, com base nesses desajustes do mercado, existam oportunidades para lucrar com os erros de precificação. É uma teoria importante e que converge com outros teóricos do mercado, como a estratégia de Value Investing.

Essa tese tem como base a busca de erros de precificação do mercado, comprando ações abaixo do preço justo e lucrando conforme o mercado ajusta esse erro. É justamente o que busca a APT: preços desajustados em relação ao cenário macroeconômico existente.

Por fim, o modelo da Arbitrage Princing Theory  também utiliza de critérios com risco sistêmico, algo que torna a análise mais apurada e acrescenta uma série de fatores da economia para reduzir as chances de falha no cálculo.

Quais são as limitações da Arbitrage Princing Theory (APT)?

Se por um lado oferece diversas vantagens ao investidor, a APT também traz limitações. Uma delas é a maior complexidade de calcular. Por melhor que seja a sua premissa, ela leva em consideração uma série de critérios. E isso exige um maior conhecimento de economia.

Ademais, esses critérios aumentam a subjetividade dos resultados. Isso significa que você precisa ter maior tempo para estudar o mercado e, ainda assim, caso tenha algumas ideias previamente concebidas sobre ele, corre o risco de não avaliar todos os fatores da maneira correta.

Finalmente, assim como outros modelos, a APT traz uma certa lentidão na análise de novas variáveis. Uma reestruturação de uma empresa, por exemplo, não é fácil de ser percebida em um modelo matemático.

Vale a pena usar a Arbitrage Princing Theory (APT)?

Arbitrage Princing Theory (APT) é um modelo para avaliação de ativos. Desta forma, é mais uma ferramenta de apoio ao investidor que busca encontrar distorções no mercado financeiro.

No entanto, assim como outras metodologia, a APT também traz suas limitações. É preciso, portanto, trabalhar com diferentes métodos de precificação para mitigar os riscos de uma análise incorreta na seleção de ativos para investir.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados