Open Nav Logo Mais Retorno

After Market

O que é After Market?

O After Market é um termo em inglês que significa “momento depois do mercado”.

Ou seja, após o horário normal de negociações na bolsa de valores, existe mais um curto período para os investidores realizarem mais algumas movimentações.

As operações podem ser com ativos do mercado à vista como ações ou no mercado futuro apenas para as commodities.

Aproveite também para conhecer alguns detalhes sobre este termo, clicando aqui:


Como funciona o After Market?

O After Market permite que depois do horário normal de negociação na bolsa de valores, os investidores ganhem mais 30 minutos para realizar as últimas operações.

Dá para investir normalmente durante o After Market. Ele é uma alternativa para aqueles investidores que não tem tempo para investir, nem mesmo no horário do almoço.

Ao chegar a casa (ou conseguindo acesso a alguma máquina) o investidor poderá realizar suas operações no After Market com tranquilidade.

No entanto, não é possível fazer o que quiser no After Market.

As operações para o pequeno investidor praticamente continuam as mesmas, porém, para os investidores institucionais que conseguem movimentar milhões e milhões de reais com certa facilidade, as coisas pode mudar um pouco.

Abaixo destacamos as regras do After Market:

No After Market são negociados apenas ativos à vista e commodities. Não é possível negociar derivativos, como opções por exemplo;

Só participam ativos que tenham sido negociados durante o pregão do dia, no horário normal;

As ações negociadas devem também fazer parte de alguma carteira teórica de índice da BM&F Bovespa, como por exemplo, o Índice Bovespa;

Existe um limite de oscilação para os ativos negociados, não podendo ultrapassar 2% de oscilação em relação ao encerramento do pregão normal, tanto para alta, quanto para queda;

Também existe um limite máximo de operações por pessoa, não podendo ultrapassar R$ 900 mil por CPF.

Essas seriam as regras do After Market, portanto se você for investir esteja atento às mesmas.

Caso o seu investimento não inflija qualquer uma dessas situações, então a sua compra ou venda poderão ser executadas tranquilamente sem grandes problemas.

Para que serve o After Market?

O After Market tem um papel de oferecer aos investidores alguns minutos para encerrar operações e definir posições dentro do mercado.

Observando as regras do After Market, você deve ter reparado que realizar grandes movimentações de milhões de reais é bem difícil.

Então, o que resta é realmente fazer as últimas compras e vendas, definido a posição que você gostaria de manter até o início do próximo dia útil de bolsa.

Para os investidores menores, as regras mencionadas praticamente não interferem em nada.

As ações com baixa liquidez que até podem acabar gerando diferenças de 2% na cotação (gerando volatilidade que não é permitida) geralmente não fazem parte de nenhum índice.

Sendo assim, o investidor já não poderia aplicar nelas e nem vender as mesmas (se mantiver posição).

Porque o After Market?

O After Market pode ser a única oportunidade de investimento para muitos investidores.

Muitos brasileiros conseguem investir a partir das 17:30, horário que o After Market começa. Sendo assim, esse período é um dos únicos momentos disponíveis para grande parte dos investidores realizarem suas operações.

Por meio do After Market tanto pequenos como grandes investidores podem consolidar posições e acertar movimentos, finalizando os investimentos iniciados durante o período normal da bolsa e deixando os saldos ajustados para o próximo dia útil.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão