Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

After Market: saiba o que é, como funciona e para que serve

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/01/2022 às 20:27 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é After Market?

O After Market é um termo em inglês que significa “momento depois do mercado”.

Ou seja, após o horário normal de negociações na bolsa de valores, existe mais um curto período para os investidores realizarem mais algumas movimentações.

As operações podem ser com ativos do mercado à vista como ações ou no mercado futuro apenas para as commodities.

Aproveite também para conhecer alguns detalhes sobre este termo, clicando aqui:

Como funciona o After Market?

O After Market permite que depois do horário normal de negociação na bolsa de valores, os investidores ganhem mais 30 minutos para realizar as últimas operações.

Dá para investir normalmente durante o After Market. Ele é uma alternativa para aqueles investidores que não tem tempo para investir, nem mesmo no horário do almoço.

Ao chegar a casa (ou conseguindo acesso a alguma máquina) o investidor poderá realizar suas operações no After Market com tranquilidade.

No entanto, não é possível fazer o que quiser no After Market.

As operações para o pequeno investidor praticamente continuam as mesmas, porém, para os investidores institucionais que conseguem movimentar milhões e milhões de reais com certa facilidade, as coisas pode mudar um pouco.

Abaixo destacamos as regras do After Market:

No After Market são negociados apenas ativos à vista e commodities. Não é possível negociar derivativos, como opções por exemplo;

Só participam ativos que tenham sido negociados durante o pregão do dia, no horário normal;

As ações negociadas devem também fazer parte de alguma carteira teórica de índice da BM&F Bovespa, como por exemplo, o Índice Bovespa;

Existe um limite de oscilação para os ativos negociados, não podendo ultrapassar 2% de oscilação em relação ao encerramento do pregão normal, tanto para alta, quanto para queda;

Também existe um limite máximo de operações por pessoa, não podendo ultrapassar R$ 900 mil por CPF.

Essas seriam as regras do After Market, portanto se você for investir esteja atento às mesmas.

Caso o seu investimento não inflija qualquer uma dessas situações, então a sua compra ou venda poderão ser executadas tranquilamente sem grandes problemas.

Para que serve o After Market?

O After Market tem um papel de oferecer aos investidores alguns minutos para encerrar operações e definir posições dentro do mercado.

Observando as regras do After Market, você deve ter reparado que realizar grandes movimentações de milhões de reais é bem difícil.

Então, o que resta é realmente fazer as últimas compras e vendas, definido a posição que você gostaria de manter até o início do próximo dia útil de bolsa.

Para os investidores menores, as regras mencionadas praticamente não interferem em nada.

As ações com baixa liquidez que até podem acabar gerando diferenças de 2% na cotação (gerando volatilidade que não é permitida) geralmente não fazem parte de nenhum índice.

Sendo assim, o investidor já não poderia aplicar nelas e nem vender as mesmas (se mantiver posição).

Porque o After Market?

O After Market pode ser a única oportunidade de investimento para muitos investidores.

Muitos brasileiros conseguem investir a partir das 17:30, horário que o After Market começa. Sendo assim, esse período é um dos únicos momentos disponíveis para grande parte dos investidores realizarem suas operações.

Por meio do After Market tanto pequenos como grandes investidores podem consolidar posições e acertar movimentos, finalizando os investimentos iniciados durante o período normal da bolsa e deixando os saldos ajustados para o próximo dia útil.

  • Mercado Futuro: das 9h às 18h
  • Mercado à vista: das 10h às 16h55
  • After-market: das 17h30 às 18h
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados