Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

TIR – Taxa Interna de Retorno

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/05/2019 às 13:11 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a TIR?

TIR é a sigla para a Taxa Interna de Retorno. Trata-se de uma taxa de desconto hipotética, ou seja, serve para prever o quanto pode render o investimento em um projeto.

Essa taxa é demonstrada em percentual e, para ser calculada, usa-se a mesma periodicidade dos fluxos de caixa do projeto. O objetivo de aplicar a TIR é o de igualar o valor de um investimento com os seus respectivos retornos no futuro.

Afinal, quando se quer realizar um investimento, espera-se que, pelo menos, o seu retorno seja igual ao seu custo. Claro que, em geral, ao se fazer um investimento, espera-se que o retorno seja maior do que o dinheiro gasto.

Portanto, a TIR ajuda nesse sentido, verificar qual deve ser a taxa de retorno de um investimento para que ele tenha valido a pena. Como dito, essa taxa pode ser calculada antes do investimento ser realizado, de maneira a contribuir com a tomada de decisão.

Como calcular a TIR

A TIR se tornou uma metodologia muito usada para verificar a viabilidade econômica de um projeto, pois é simples de interpretar. Afinal, é apresentada em percentual de rentabilidade. Além disso, para essa análise é preciso comparar essa taxa com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA).

A TMA indica o percentual mínimo que um projeto deve ter de retorno para que seja considerado viável. No Brasil, costuma-se usar a taxa Selic como referência para a TMA, afinal, se um investimento não render mais que a taxa Selic, então não vale a pena correr qualquer tipo de risco para ter esse retorno.

Outra sigla que se deve conhecer para esse cálculo é VPL - Valor Presente Líquido, da qual já temos texto aqui no Mais Retorno. É recomendável realizar a leitura posterior aqui no site.

Através dessas informações, é possível chegar à fórmula da TIR:

Onde:

  • VPL = Valor Presente Líquido;
  • Capital = valor do investimento;
  • N = quantidade de períodos;
  • Ft = entrada de capital no período t;
  • i = taxa interna de retorno.

Para encontrar a TIR você deverá encontrar (por tentativa e erro) a taxa de juros que zera o valor do VPL para esse projeto.

Desse modo, o VPL é sempre igual a zero; o capital refere-se ao que é investido inicialmente, sendo que na fórmula, deve aparecer como um valor negativo; o N é o período a ser analisado (como um ou dois anos, por exemplo); o Ft é o quanto entra (ou sai) de dinheiro em um determinado mês.

Uma forma mais simples de encontrar a TIR é por meio de calculadoras financeiras (como a HP-12C) ou com a função “TIR” do Excel.

Interpretação da TIR

Ao se calcular a TIR, é possível chegar a três diferentes resultados. Se a TIR for maior do que a TMA quer dizer que o investimento é atrativo economicamente.

Se a Taxa Interna de Retorno apresentar um resultado igual à TMA significa que, em termos financeiros, o investimento é indiferente. Por fim, se a TIR for menor do que a TMA, então, não é um investimento que ofereça ganhos financeiros.

Portanto, o melhor investimento a ser feito é aquele que apresentar a maior Taxa Interna de Retorno.

Vantagens da TIR

Calcular a TIR é uma medida muito importante para empresas e profissionais que realizam investimentos no seu negócio. Afinal, entende-se que investimento são os gastos que se tem com algo que vai dar retorno econômico.

E, para certificar-se que se trata de um bom negócio, o cálculo da Taxa Interna de Retorno mostra se isso pode acontecer ou não. Além disso, trata-se de um método amplamente usado e aceito no mundo das finanças.

E mais, é bastante fácil de interpretar, sendo que entre dois projetos, o mais viável financeiramente será aquele que apresentar a maior TIR.

Desvantagens da TIR

Mesmo com todas as suas vantagens, o método também possui alguns pontos negativos, como o fato de não apresentar o risco que a empresa corre com um determinado investimento.

Afinal, o cálculo da TIR exibe somente que retorno esperar, mas não quais são as potenciais perdas. Portanto, trata-se de uma métrica importante a ser avaliada na hora da tomada de decisões, porém, não a única.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados